quarta-feira, 11 de setembro de 2013

HORTA ESCOLAR

Os alunos do Pré-escolar neste segundo trimestre exploraram a horta da escola. Inicialmente receberam orientação de que antes de plantar é necessário preparar bem a terra, por isso, todos colocaram a “mão na terra” com muita vontade e a deixaram pronta para o plantio.
As minhocas encontradas por eles se tornaram também motivos de conversa e estudo, pois causaram grande euforia e curiosidade. Com a terra preparada, os alunos plantaram, cuidaram e colheram as verduras. Daí foi só levar para a cozinha e esperar a hora da merenda escolar para saborear.

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. As crianças geralmente apresentam resistência para saborear os vegetais, legumes e verduras, mas na degustação do alimento semeado, cultivado e colhido pelas próprias crianças, há uma possibilidade maior de elas consumirem esses alimentos, segundo relato de pesquisas anteriores, por isso o incentivo deve ocorrer desde os primeiros anos escolares.  











Nenhum comentário:

Postar um comentário